Covid-19: DGS adota mais medidas, 30 casos em Portugal e Marcelo isolado - MAMBOS GOOD | MUNDO ONLINE

Breaking

STOP! A PROCURA DE UM DESIGNER?

STOP! A PROCURA DE UM DESIGNER?
solicita os nossos serviços

segunda-feira, 9 de março de 2020

Covid-19: DGS adota mais medidas, 30 casos em Portugal e Marcelo isolado

Número de infetados pelo novo coronavírus continua a crescer. Em Portugal há 30 casos, pelo mundo 105.836. Em quatro meses, o Covid-19 já matou 3.595 pessoas.

O número de pessoas infetadas em todo o mundo pelo Covid-19 aumentou, este domingo, para 105.836, das quais morreram 3.595, de acordo com um balanço feito pela agência France-Presse (AFP), com dados atualizados às 9h de hoje. Foram assim registadas mais 933 infeções e 39 mortes, em comparação com o último balanço feito, às 17h de sábado.


Em Portugal, este domingo de manhã, foram confirmados, pela RTPmais quatro casos de Covid-19, elevando o total para 25, tendo o número sido revisto mais tarde em alta para 30.
Já o Governo anunciou, na noite de ontem, medidas de saúde pública para reduzir a propagação do novo coronavírus. Em grosso modo, fechou uma escola e duas universidades e suspendeu "temporariamente" as visitas a hospitais, lares e prisões na região Norte.
Durante a tarde deste domingo, foi anunciado que o Presidente da República decidiu suspender a agenda por duas semanas e ficar em isolamento voluntário.
Na China - excluindo os territórios de Hong Kong e Macau -, onde a epidemia do novo coronavírus começou no final de dezembro, há 80.695 pessoas contagiadas e 3.097 morreram. Foram anunciados mais 44 casos de infeção e 27 mortes entre as 17h de sábado e as 9h00 de hoje.
Os países mais afetados depois da China são a Coreia do Sul (7.134 casos, incluindo 367 novos e 48 mortes), Itália (5.883 casos, nenhum novo e 233 mortes), Irão (5.823 casos, nenhum novo e 145 mortes), França (949 casos, incluindo 233 novos e 16 mortes).
Acompanhe aqui AO MINUTO a evolução do surto por cá e lá fora:
23h01 -  Direção-Geral de Saúde anunciou, num comunicado enviado às redações, que serão encerradas todas as escolas privadas e públicas de Lousada e Felgueiras, bem como outros locais onde exista a possibilidade de haver uma concentração significativa de pessoas "mediante o acumular de casos nos concelhos acima referidos". Ou seja, serão encerrados “ginásios, bibliotecas, piscinas, espaço para eventos e cinemas”.
22h06 - As Jornadas de Cuidados Paliativos, agendadas para os dias 16 e 17 de março, em Lisboa e Fátima, foram adiadas devido ao surto de Covid-19, anunciou hoje a organização.
22h - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fará esta segunda-feira o teste ao Covid-19, confirmou à Lusa fonte oficial da Presidência da República.
21h57 - O ministro francês da Saúde, Olivier Véran, anunciou hoje a proibição de se realizarem no país reuniões com mais de 1.000 pessoas, uma medida que visa conter a propagação do Covid-19.
20h42 - Um asiático ficou às portas da morte depois de ter sido esfaqueado por causa de coronavírus. Li Qianyang foi alvo de um violento ataque racista, este sábado, em Brooklyn, nos Estados Unidos. Ao que tudo indica, o motivo da agressão deveu-se ao surto do novo coronavírus, considerando que o vírus respiratório surgiu, inicialmente, na China. 
20h10 - O bastonário da Ordem dos Médicos apelou hoje a todos os médicos para reforçarem a resposta dos serviços públicos ao novo coronavírus, pedindo aos que estão fora do Serviço Nacional de Saúde que também ajudem, incluindo os reformados.
19h08 - Os passageiros e a tripulação de um navio de cruzeiros foram retirados de uma embarcação em Luxor, no sul do Egito, após 45 casos suspeitos do novo coronavírus a bordo.
19h - Num balanço feito pela DGS esta tarde, foram confirmados os 30 casos de infeção por Covid-19 em Portugal - no Norte do país há 22 casos e na zona Centro apenas um, Lisboa e Vale do Tejo já conta com seis e há ainda registo do caso de uma jovem no Algarve.
Estão 56 casos à espera de resultado laboratorial.
18h28 - O Egito anunciou hoje a primeira morte associada à epidemia do novo coronavírus em Houghada (sudeste), que é também a primeira no continente africano.
18h19 - O primeiro-ministro, António Costa, vai manter a agenda prevista "salvo indicação em contrário" da Direção-Geral da Saúde. A informação adianta à Lusa por fonte oficial do seu gabinete após o Presidente da República ter entrado em quarentena voluntária. 
17h - Foram confirmados mais dois casos de infeção por coronavírus em Portugal, o que perfaz um total de 30 casos.  Segundo a RTP, um dos últimos casos trata-se de uma jovem de Portimão, que se encontra internada em Lisboa. O outro caso está internado no Hospital de São João - Há 18 pessoas internadas nesta unidade hospitalar.
16h40 - Marcelo Rebelo de Sousa suspendeu todos os eventos previstos na sua agenda por duas semanas. A informação foi avançada numa nota divulgada, durante a tarde deste domingo, no site oficial da Presidência da República.
16h35 - A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) vai suspender as aulas que impliquem contacto com doentes, na sequência do surto do novo coronavírus, anunciou a instituição em comunicado.
15h25 - Subiu para 28 o número de doentes infetados com Covid-19, em Portugal. Segundo a RTP3, estão confirmados mais 3 casos no Hospital de Santo António, no Porto.
14h59 - Após uma reunião de emergência com o Ministério da Saúde e Educação da Comunidade de Madrid, o colégio Santa Maria de los Rosales, frequentado pelas filhas dos reis de Espanha, confirmou que o mesmo "deverá continuar a funcionar normalmente na segunda-feira". Além disso, garantem, "todas as medidas de higiene que já estão a ser adotadas vão continuar nas próximas semanas", como cita o La Vanguardia.
14h49 - A corrida aos produtos para lavar as mãos está a ter um pico no Reino Unido e estes produtos estão a 'voar' das prateleiras dos supermercados em Londres devido ao Covid-19. Imagens captadas pela Reuters num supermercado da cidade mostram diversos expositores vazios onde deveriam estar desinfetantes ou sabonetes. Veja-as aqui.
14h23 - A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) decidiu este domingo suspender o cumprimento inicial entre os jogadores e equipas de arbitragem nas competições profissionais, de forma a evitar a propagação do novo coronavírus Covid-19.
14h10 - O número de casos de coronavírus confirmados no Reino Unido subiu para 273. Apenas neste domingo surgiram mais 67 pessoas infetadas, frisa a Sky News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário